Demissão Após Licença Maternidade

De acordo com o IBGE, a quantidade de pessoas desempregadas no Brasil chegou a 14 milhões em 2020. Ainda segundo a pesquisa, 17,2% das mulheres estão sem emprego no país, taxa maior que a dos homens, que é de 11,9%. Além dessa desigualdade, as mulheres também enfrentam o problema da demissão após licença maternidade. 

Essa situação acontece porque devido ao machismo, alguns empregadores acreditam que a mulher por ter filhos, ir ou levar a criança para consultas, não terá a mesma dedicação ao trabalho. Isso gera uma grande dificuldade para esse público feminino ter condições financeiras e também de se reinserir no mercado de trabalho. 

Quer saber mais sobre o tema? Continue lendo o artigo!

 

Demissão após licença-maternidade

A licença-maternidade é um benefício que assegura que as futuras mães tenham um tempo para ficarem afastadas do trabalho, assim elas podem oferecer os cuidados necessários para o bebê se desenvolver com saúde e criar os primeiros laços após o nascimento. Durante esse período de afastamento, ela continua recebendo normalmente o seu salário.

 

Período de estabilidade

Existe um tempo de estabilidade em que essa mulher não pode ser demitida segundo as normas trabalhistas. Portanto, a gestante não pode ser demitida sem justa causa desde quando descobre que está grávida até cinco meses depois do parto.

Contudo, se o empregador comprovar que a gestante cometeu alguma ação grave prevista na CLT que justifique a demissão, então esta será autorizada. 

 

Salário-maternidade

 

Se isso acontecer com você, gestante, não se desespere tanto. A Ampara é uma empresa que auxilia as mulheres a garantirem seu direito ao salário-maternidade. Portanto, as  desempregadas que tiveram a carteira assinada, mesmo com a demissão após licença maternidade, podem receber um valor do INSS que é calculado com base nos últimos salários. 

 

Se a solicitante preencher os requisitos, poderá receber o benefício por 120 dias após o parto, e assim não ficará totalmente desamparada nesse momento tão especial e desafiador. O principal objetivo da Ampara é trazer tranquilidade para sua família, pois cuidamos de toda a burocracia para você receber seu auxílio rapidamente. 

 

Nós não cobramos nenhuma taxa antes, ou seja, você não precisa pagar nada até que o seu salário-maternidade seja aprovado. Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Entre em contato com a nossa equipe!

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *