Quais São Os Documentos Para Auxílio Maternidade?

Você sabe quais são os documentos para auxílio maternidade? Para receber o benefício, é necessário estar dentro dos requisitos e apresentar comprovantes dos dados que o INSS pede.

Leia a seguir para saber todos os documentos que você deve ter para pedir seu salário-maternidade.

 

Documentos para auxílio maternidade

Com o auxílio maternidade, as gestantes que estão em situação de desemprego têm conseguem uma ajuda financeira necessária para se manter e oferecer condições para o bebê, sem precisar se preocupar em conseguir um emprego e trabalhar em um momento delicado como esse. 

Porém, não são todos os casos que podem pedir o benefício, o INSS estipula alguns requisitos. Entre os documentos para auxílio maternidade que a solicitante precisa mostrar estão: 

 

  • documento de identificação com foto, como o RG ou CNH;
  • CPF;
  • certidão de nascimento do bebê (quando o auxílio é pedido após o parto);
  • termo de guarda e nova certidão para casos de adoção;
  • carteira de trabalho;
  • comprovantes de pagamento do INSS.

 

Em algumas situações específicas, outros documentos são pedidos. Veja a seguir.

 

Documentos para as que estão desempregadas

 

Se a mãe que for pedir o salário-maternidade estiver desempregada, ela precisa mostrar um documento que comprove que está recebendo o seguro desemprego, se assim for o caso e ela ainda estiver recebendo.

 

A mulher precisa comprovar que está em qualidade de segurada pelo INSS, para isso deve apresentar CTPS e os últimos doze contracheques de contribuição. Quando a mãe ainda é empregada, inclusive doméstica, também precisa mostrar CTPS, e apenas o último contracheque.

 

Para as trabalhadoras avulsas, é preciso apresentar a Declaração do Sindicato ou Órgão Gestor de Mão de Obra constatando a contribuição do salário dos últimos seis meses. Para a contribuinte individual ou facultativa, a solicitante tem que comprovar o pagamento dos carnês nos últimos dez meses.

 

Documentos para as trabalhadoras rurais

 

Os documentos para auxílio maternidade rural também devem comprovar que a gestante exerceu essa atividade nos dez meses antes do parto, no período de carência.

 

Caso a trabalhadora rural se afaste das atividades 28 dias antes do parto, ela precisa apresentar um atestado médico e a certidão de nascimento ou de natimorto do filho. As mães que sofreram aborto também precisam de atestado.

 

Agora que você sabe quais documentos vão te ajudar a receber o benefício, entre em contato com a Ampara! Nós vamos tirar qualquer outra dúvida que você tenha e garantir que você possa receber seu auxílio com tranquilidade. 

 

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *