O salário-maternidade rural é um direito assegurado às mães que trabalham na zona rural e precisaram se afastar das atividades por conta do nascimento do filho ou adoção. O benefício é garantido pelo INSS e fornece condições para que essas mulheres possam cuidar do bebê e comprar os itens necessários durante o tempo em que não podem trabalhar.
Veja no artigo mais informações sobre o que é e quem pode solicitar esse auxílio!
Como o salário-maternidade rural funciona?
Principalmente durante a crise, muitas mães estão precisando de ajuda financeira para se manter e proporcionar os itens necessários para cuidar dos filhos, como fraldas descartáveis, roupinhas, alimento, etc. Para quem vive da agricultura, isso pode ser um desafio ainda maior.
Portanto, o salário-maternidade rural é um benefício voltado para essas mulheres e pode ser pago pelo período de 120 dias. Ou seja, se a gestante solicitar o auxílio após o parto, receberá a quantia por quatro meses. Dessa forma, ela poderá ficar afastada do trabalho para cuidar do bebê e se recuperar.
Qual o valor do salário-maternidade rural?
Existe um cálculo do auxílio-maternidade que é específico para o caso de cada mulher. No entanto, geralmente o benefício tem o valor de um salário mínimo mensal, mais um proporcional de 13° salário.
Vamos supor que a mãe receba normalmente o valor da renda mínima atual, de R$1.045,00. O salário-maternidade rural dela pode chegar a aproximadamente R$ 4.300,00. É possível pedir o benefício até antes do aniversário de 5 anos do filho. Depois disso, ela perde o direito.
Quem pode receber o auxílio?
Toda trabalhadora rural, que resida no campo e pratique atividades agropecuárias e extrativistas vegetais remuneradas, podem solicitar o salário-maternidade.
Com a Ampara, essas agricultoras que precisam do auxílio-maternidade, podem recebê-lo após comprovarem o exercício do trabalho rural pelo período de no mínimo 10 meses, antes do parto da criança. É preciso apresentar documentos, como:
- comprovante escolar — se a escola for perto de sua residência na zona rural;
- título de eleitor;
- certidão de casamento que informe a profissão de agricultora;
- certidão de nascimento dos filhos com endereço rural;
- cartão de vacinas com endereço da zona rural
- declaração do sindicato rural;
- comprovante de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural;
- entre outros.
Para saber como solicitar esse benefício, entre em contato com a nossa equipe e vamos te ajudar nesse momento tão especial!